Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cães sem dono chamam atenção com mensagens em bexigas

Cães sem dono chamam atenção com mensagens em bexigas

Intervenção urbana chama atenção para o sofrimento dos cachorros de rua
"Estoy Aqui"
Munidos de balões infláveis coloridos, canetas e uma câmera, os estudantes chilenos Felipe Carrasco Guzmán e Violeta Pinda saíram pelas ruas de Santiago em busca de cães abandonados. Eles estreavam a intervenção urbana Estoy aqui, com o objetivo de tornar visíveis os cachorros de rua.
Os animais ganharam bexigas coloridas amarradas ao pescoço com inscrições carinhosas como “não me abandone” e “abrace-me”. Foi uma alegria e um sucesso com repercussão internacional.
O vídeo, que registrou a experiência, mostra os transeuntes sensibilizados, distribuindo afagos e alimentos aos bichos, até então completamente ignorados.
Essa foi uma forma simples, delicada e criativa para não apenas chamar a atenção das pessoas para o sofrimento desses animais, como também promover uma emoção nos apressados pedestres, um sentimento de enternecimento em meio à correria da urbes, além de alegrar os cães urbanos.
A veterinária Cíntia Tonelli, uma das fundadoras da ONG Vira Lata é 10!, de São Paulo, também promove ações para dar mais visibilidade aos animais que precisam de um lar: “Já fizemos passeios com os cachorros que resgatamos das ruas, usando roupinhas com frases como ‘me adote’. Isso ajuda a fazer com que as pessoas prestem mais atenção à causa”, afirma. Mas ela faz uma ressalva: mais do que dar visibilidade aos caninos abandonados, ela defende que eles sejam retirados das ruas e encaminhados para adoção, trabalho que a sua ONG realiza. Essa, portanto, é outra via de ação do morador para colaborar com uma sociedade mais justa e cuidadosa com os seus animais.
Assista o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário