Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

50 anos de “I Have a Dream”: Martin Luther King em HQ

50 anos de “I Have a Dream”: Martin Luther King em HQ

(primeiro gibi com Luther King na capa, de 1958)
Fiz este post em 15 de janeiro, para lembrar os 84 anos que o reverendo Martin Luther King completaria, se não tivesse sido tristemente assassinado em abril de 1968. Estou repetindo hoje para comemorar os 50 anos de seu histórico discurso “Eu tenho um sonho” (I have a dream). Trechos do discurso, pronunciado no Memorial Lincoln, em Washington, em 28 de agosto de 1963, acompanham algumas ilustrações do líder negro em histórias em quadrinhos.
Tenho certeza que, se não fossem os assassinatos de King, John e Robert Kennedy, a história dos Estados Unidos seria outra. E a do mundo também.
(Martin Luther King e Bobby Kennedy em um gibi do Lanterna Verde em 1970)
“Eu tenho um sonho: um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.”
(esse é mais recente e tem no Brasil: “Vejo a Terra Prometida”, biografia de King em quadrinhos)
“Eu tenho um sonho: minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.”
(cena do assassinato de Luther King nessa HQ que dá para ler online)
“Quando nós permitirmos que o sino da liberdade soe, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos apressar aquele dia em que todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir as mãos e cantar, nas palavras do velho spiritual negro: ‘Livres, finalmente. Livres, finalmente’.”
O discurso completo, com legendas em português:

Publicado em 28 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário