Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2014

A GEOPOLÍTICA DA APROXIMAÇÃO ENTRE EUA E CUBA

A GEOPOLÍTICA DA APROXIMAÇÃO ENTRE EUA E CUBA



Considerando os desdobramentos desta semana envolvendo EUA e Cuba, podendo levantar alguns elementos que nos auxiliam a montar essa mudança geopolítica.
Nos EUA existe uma tendência que os presidentes no segundo mandato costumam dedicá-lo a política externa, Obama também prometeu a aproximação com Cuba na campanha da reeleição, isso também nos leva a lembrar que os democratas (partido do presidente Obama) perderam a maioria na Câmara e no Senado e ao se aproximar de Cuba e com boa aceitação da opinião mundial poderá forçar os republicanos a votarem pelo fim do embargo, conhecida como Lei Helms-Burton. Empresas brasileiras e europeias demonstram interesse em estar presentes no complexo industrial junto ao Porto de Mariel e os EUA não querem somente ficar assistindo toda essa movimentação.
Do lado cubano podemos citar a aproximação do Papa Francisco, latino e argentino, a Revolução Cubana talvez não teria acontecido se não tivesse a participação de um outro argentino, Ernesto Guevara. A possibilidade de fomentar a economia cubana com o complexo industrial junto ao Porto de Mariel e outras possibilidades de expansão econômica podem levar Cuba a ser talvez a China do Caribe. Neste eventual cenário o PC cubano manteria pleno controle da expansão econômica, a exemplo do PC chinês. 
As peças estão no tabuleiro vamos aguardar os desdobramentos desta geopolítica envolvendo essas duas nações americanas.



Prof. Marcos Geo



Nenhum comentário:

Postar um comentário