Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ciclismo: a liberdade em duas rodas

Ciclismo: a liberdade em duas rodas

 

 Neste verão, são vários os esportes procurados para eliminar as gordurinhas, aliviar a mente e sentir um pouco de liberdade. Conheça essa atividade

 

Por Filha do Oeste News

Ciclismo: a liberdade em duas rodas 

Foto: Divulgação

O ciclismo, a cada dia que passa, vem crescendo em todo o mundo. São várias as cidades onde a população prefere sair de bicicleta a andar de carro. A modalidade surgiu no ano de 1980 na Inglaterra. Ao longo dos anos surgiram campeonatos e diversos tipos de bicicleta. Elas foram fabricadas de vários tamanhos, suportando pessoas de todas as formas e os diferentes impactos terrestres.
Em São Miguel do Oeste, as redes sociais, através de um grupo no Facebook chamado “Pedal SMO”, uniram os apaixonados por ciclismo. Um dos integrantes do grupo, Jacson Paliano, conta que sempre gostou de bicicleta e da liberdade proporcionada em seus passeios com ela, pois não produz barulho nem poluição.
“Comecei a andar e correr de bicicleta há 22 anos. Na época era tudo novo, as pessoas nos viam com capacetes e roupas coloridas, muitos até davam risada, pensavam que nós éramos loucos, mas com o tempo foram aumentando o número de praticantes e hoje é bastante normal você sair pela cidade e encontrar ciclistas com equipamentos e vestuários adequados, praticando esse esporte”, comenta.
Segundo ele, são inúmeros os benefícios para quem anda de bicicleta, visto que ela proporciona a tonificação dos músculos através das pedaladas, a liberdade e o relaxamento da mente. Contudo, o grande diferencial é que você não precisa de colegas para pedalar, você pode ir sozinho.
“Costumo dizer que andar de bicicleta é meu antidepressivo, ou o meu antiestresse. Em nosso dia a dia atual, somos muito expostos à rotina corrida, é muita informação e muitas são as obrigações, mas quando chega o final da tarde você pega sua bicicleta e gasta todo seu estresse ali, e, ao chegar em casa, é só tomar um banho que você já se sente novo outra vez”, declara.
Paliano já participou de diversas competições. Nelas, ele utilizava a bicicleta de pneu fino, usado em asfalto. O ciclismo de asfalto é um dos esportes mais lindos e dos mais exigentes. As grandes competições mundiais são realizadas em 21 dias consecutivos, em que as distâncias vão de 180  a 260 quilômetros, onde esta quilometragem é feita com força máxima e sem tempo para descansar.
Atualmente, Paliano utiliza a bicicleta de trilha e aproveita para admirar e se encantar com as paisagens regionais. O grupo formado organiza suas trilhas através de propostas, apresentadas por membros, nas redes sociais.
Entre trilhas e estradas, Paliano já percorreu mais de cinco mil quilômetros.
Para ele, não há a trilha mais bonita, mas, sim, aquela a serpercorrida, pois cada trilha tem o seu diferencial, as suas surpresas.
Sua segurança, enquanto anda de bicicleta, pode ser garantida através de capacetes, cotoveleiras, joelheiras, roupas leves e coloridas, para que você possa ser visto por outros motoristas, além de farol e lanternas para quem pedala à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário