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sábado, 4 de janeiro de 2014

Após 50 anos, primeiros carros com venda liberada em Cuba têm preços muito altos

Após 50 anos, primeiros carros com venda liberada em Cuba têm preços muito altos


Marc Frank
Em Havana


  • Adalberto Roque/AFP
    Cubanos observam carros novos e usados à venda em uma concessionária em Havana
    Cubanos observam carros novos e usados à venda em uma concessionária em Havana
Pela primeira vez em meio século, os cubanos acordaram nesta sexta-feira (3) com o direito de comprar carros novos e usados do Estado sem precisar de permissão especial, mas aumentos de 400% ou mais rapidamente afastaram as esperanças da maioria das pessoas.
Na loja estatal da Peugeot em Havana, na manhã de hoje os preços variavam de US$ 91 mil para um modelo 206 de 2013 a US$ 262 mil para um 508, e as pessoas iam embora balançando a cabeça em sinal de desalento.
"Eu ganho 600 pesos cubanos por mês (aproximadamente US$ 30). Isso significa que em toda a minha vida não poderei comprar um desses. Vou morrer antes de poder comprar um carro novo", disse Roberto Gonzáles, motorista estatal, retornando para seu Plymouth dos anos 1950.
  • Enrique de la Osa/Reuters
    Pessoas observam carros usados à venda em concessionária que pertence ao governo
A média salarial é de US$ 20 em Cuba, onde quatro de cada cinco pessoas, de um total de 5 milhões de trabalhadores, trabalham para o Estado.
Depois de uma reforma iniciada dois anos atrás, os cubanos passaram a poder comprar e vender carros usados uns dos outros, mas até esta sexta-feira tinham de pedir autorização do governo para adquirir um veículo novo ou de segunda-mão, em geral de locadoras, das lojas estatais.

Carros em Cuba

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Um velho Oldsmobile transformado em táxi privado passa por rua em Havana em 2001
Em 19 de dezembro de 2013, o governo cubano autorizou a livre importação de carros ao país, proibida durante meio século Leia mais AFP

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