Hidrografia do Estado de São Paulo
A bacia hidrográfica, ou bacia de drenagem, pode ser entendida como uma área da superfície terreste onde ocorre a captação de água por um rio principal e os seus respectivos afluentes.
De acordo com a Resolução nº 32/2003 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, órgão máximo do Sistema Nacional de Gerenciamentos de Recursos Hídricos, o Brasil está dividido em 12 regiões hidrográficas. São Paulo está localizado nas seguintes bacias hidrográficas:
- Paraná: com 879.860 km² de área (10,33% do território brasileiro), tem como principais rios paulistas o Tietê e o Paranapanema.
O Rio Tietê é o principal rio do Estado e tem 1.136 km de extensão. Nasce muito próximo ao oceano, a apenas 22 km do litoral, mas o relevo característico da Serra do Mar, em Salesópolis, o leva em direção ao interior, passando pela Região Metropolitana de São Paulo, até desaguar no Rio Paraná. Historicamente, foi o caminho utilizado pelos bandeirantes na exploração e povoamento do interior brasileiro.
Divisor natural dos territórios do estado de São Paulo e Paraná, o Rio Paranapanema possui 929 km de extensão. É um importante produtor de energia da região - há oito usinas hidrelétricas operando na região.
- Atlântico Sudeste: com 229.972 km² (2,7% do território brasileiro), tem como principais rios paulistas o Paraíba do Sul e o Ribeira de Iguape.
O Rio Paraíba do Sul surge com a confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna e segue pelo Vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro e Minas Gerais, formando um limite natural entre esses dois estados. Ao todo, são 1.120km de extensão.
O Rio Ribeira de Iguape tem 470 km. Nasce próximo à divisa do Paraná e segue por importantes faixas remanescentes de Mata Atlântica que, no passado, se estendia por quase todo o litoral brasileiro. Nas suas margens, vivem pequenos agricultores, quilombolas e comunidades indígenas.
Regiões hidrográficas de São Paulo (fonte: SIGRH)
OUTROS RIOS IMPORTANTES DE SÃO PAULO
São eles: Rio Turvo, Rio Piracicaba, Rio do Peixe, Rio Aguapeí, Rio Sorocaba e Mogi-Guaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário