Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à Síria

Comitê do Senado dos EUA aprova resolução que autoriza ataque militar à Síria




Placar foi de 10 a 7 pela aprovação; texto segue agora para plenário do Senado e, depois, para a Câmara

O Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira por maioria uma resolução conjunta que autoriza um ataque militar na Síria, por um prazo de 60 dias, em resposta ao suposto uso de armas químicas por parte do governo sírio contra civis no mês passado.
Com dez votos a favor e sete contra, o comitê aprovou uma medida bipartidária que limita o ataque militar a um prazo de 60 dias, o que representa uma importante vitória política para o presidente Barack Obama em sua busca de apoio contra o governo sírio.
Segundo o jornal The New York Times, três senadores republicanos votaram a favor da resolução e dois democratas, contra.
O plenário do Senado submeterá a medida à votação na próxima semana e ficará ainda pendente de uma decisão favorável na Câmara dos Representantes.
"Nenhum norte-americano pisará na Síria", diz Kerry
Na terça-feira (03/09), o secretário de Estado John Kerry participou de uma sessão no Congresso norte-americano, em que tentou o justificar o pedido do presidente Barack Obama para que o Legislativo autorize uma intervenção militar na Síria.
Kerry garantiu aos congressistas que nenhuma tropa norte-americana entrará em solo sírio para participar da guerra civil no país árabe e que a ação é necessária para desmantelar qualquer possibilidade de o governo do presidente Bashar al Assad usar armas químicas novamente.
(*) Com Agência Efe







Nenhum comentário:

Postar um comentário