Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Aos amigos e amigas que dirigem

Aos amigos e amigas que dirigem

 

Acreditamos no compartilhamento pacífico das ruas – que, afinal, são de todos nós
Sabemos que as pessoas não saem na rua com o automóvel com o objetivo de machucar um ciclista. Saem para chegar a algum lugar. Também sabemos que muitas das situações que incomodam e assustam os ciclistas não são causadas propositalmente por quem está no automóvel, mas por não saberem exatamente como agir quando há uma bicicleta à sua frente na rua.
A dinâmica de condução da bicicleta é muito diferente do carro, mas isso só fica claro para quem a utiliza rotineiramente. E, nas aulas de direção, é extremamente raro recebermos instruções sobre como ultrapassar uma bicicleta de forma segura. Antigamente, então, isso era impensável.
Cientes disso, preparamos alguns artigos para ajudar nossos amigos e amigas que dirigem e que acreditam que a rua pode ser de todos – sem disputas, sem confrontos, sem acidentes. Claro que também há recomendações para os ciclistas, afinal um trânsito seguro depende de todos nós.

Como proteger o ciclista nas ruas


Compartilhar o espaço é possível

.

Segurança viária e ciclovias


Motorista recebendo flores de um ciclista, durante manifestação por segurança no trânsito. Foto: Willian Cruz
Motorista recebendo flores de um ciclista, durante manifestação por segurança no trânsito. Foto:Willian Cruz

Entendendo o comportamento dos ciclistas

.

O que os ciclistas podem ou não fazer


Fiscalização e multas



Motoristas? Ciclistas? Não, pessoas!
Não gostamos de categorizar as pessoas que utilizam as ruas como motoristas, ciclistas, pedestres, motociclistas, etc. Afinal, você não é motorista, você está motorista quando está dirigindo um carro. Quando estacionar e atravessar a rua, você estará pedestre.
As pessoas não são uma coisa ou outra, mas muitas delas e às vezes todas, em momentos diferentes do dia ou da vida. Portanto, a seleção de artigos que fizemos aqui são direcionados a quem estará motorista em algum momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário